segunda-feira, 6 de setembro de 2010

LIVRE ARBÍTRIO

No filme o Todo Poderoso, que tem a participação de Jimy Carrey e Morgan Freedman, observamos, através de uma história muito bem humorada, que Deus, apesar de ter condições de fazer o que quiser conosco, respeita nossa livre arbítrio.

Ou seja, ele permite que sejamos senhores de nosso destino e que paguemos desta forma em nossa vida, por tudo que fizemos.

O livre arbítrio, desta forma, está diretamente relacionado a uma das principais leis do universos: DA CAUSA E EFEITO.

Ou seja,para qualquer atitute que fizermos aqui nesta vida, aqui deveremos encarar as consequências da mesma.

Desta forma, se prejudicarmos alguém, se formos caridosos, desrespeitarmos o nosso próximo, iremos na medida de nossos atos, sofrer as devidas consequências.

Dando um exemplo simples, seria a mesma coisa que comer demais no almoço, exagerando na fritura, cervejas e doces e não querer se sentir mal depois.

O nosso corpo acusará por certo nosso exagero e nos dará uma lição, através de um azia, dor de estômago ou qualquer outro tipo de indisposição.

Desta forma, na medida que agirmos com atitudes benéficas, seremos assim contemplados.

Do mesmo modo se tivermos atitudes ruins, invariavelmente iremos sofrer diretamente a dimensão de nossos atos.

O câncer é comprovadamente, na maioria dos casos, uma doença, que afeta principalmente aquelas pessoas amarguradas, rancorosas e que guardam mágoas por longos periodos.

E ele é um exemplo da lei de causa e efeito.

Sendo Deus justo, ele permite que nós erremos, para que posssamos entender, as consequências destes atos e possamos crescer com as lições que tomamos em nossas vidas.

Desta forma, será sempre injusto de nossa parte acusar a Deus pelos nossos dissabores.

Antes, temos que avaliar a origem dos fatos, que por certo são reflexos de algumas atitudes erradas que tomamos no passado.

Muitas pessoas que são espíritas, costumam pensar, que, estão sofrendo por estarem carregando carmas de vidas passadas.

Não que isto não possa acontecer, mas em mais de 90 % das situações, que ocorrem nesta vida, são consequências dos atos aqui praticados.

Reconhecer esta verdade e procurar analisar todas as situações de nossa vida, crescendo com este aprendizado, por certo nos ajudará a sermos melhores pessoas, espíritos mais equilibrados.

Nestor - 07 de setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário