segunda-feira, 10 de maio de 2010

COOPERATIVISMO

Participo do movimento cooperativista brasileiro a quase doze anos.

Neste periodo poderia escrever um livro, falando sobre os mais diversos acontecimentos neste segmento.

Relataria por certo diversos exemplos de excelentes pessoas, que compartilharam comigo as alegrias e dificuldades, que todos que vivem neste sistema enfrentam.

Não posso deixar, no início da apresentação deste texto, de realçar, que, o Ministério Público, tem sido o maior calcanhar de Aquiles do cooperativismo brasileiro.

Sei que é um orgão sério, com pessoas sérias.

Mas, na medida que generalizam todas as cooperativas, considerando-as, em um primeiro momento, como fraudes, cometem, ao meu ver, um grande erro.

Pois, na realidade, o que é errado não são as cooperativas, mas sim a fragilidade da lei que as criou.

Esta, sendo assim, repito, ao meu ver, deixa enorme dúvidas nas cabeças dos juízes, gerando uma divergência enorme de entendimento, que pode sim prejudicar as cooperativas honestas e sérias.

Conheço pessoas corretas no Ministério Público e este órgão, quando não é usado para fins de auto promoção ou político, tem realizado um trabalho maravilhoso dentro do cenário do nosso país.

Em 2010, esperam a maioria dos dirigentes cooperativistas a mudança na sua lei (esta é de 1971).

Mas, em uma análise mais profunda da mesma, que está em fase final de votação no congresso, revela, que, sob minha ótica, ela não será benéfica e nem irá atingir os objetivos reais do cooperativismo do trabalho.

Irá sim inibir novas contratações, na medida que eleva os custos das empresas, que, desejam ter este tipo de parceria.

Deixará as cooperativas brasileiras nas mãos da OCB e suas afiliadas, pois, dará poderes a uma empresa não pública, para avaliar e autorizar os funcionamento das cooperativas, sob o rótulo de supervisão de suas atividades.

Desta forma também poderá ditar os custos para realização deste serviço.

Como disse acima, estou a doze anos aproximadamente neste sistema, e mesmo nossa cooperativa sendo associada a OCESP, jamais, repito, jamais recebi qualquer tipo de apoio deles, quando nos deparamos com fiscalizações, ao nosso ver injustas, dos órgãos públicos.

É pagar para ver, razão pela qual deixo hoje minha opinião.

Gostaria muito de ouvir a opinião de todos vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário