terça-feira, 16 de novembro de 2010

PRECONCEITO - NORDESTINO

Nesta semana, o programa CQC -Custo o que custar, abordou o tema do preconceito, em relação aos nordestinos.
Isto, porque saiu uma matéria em um site, onde uma jovem, de classe média da região sudoeste, falava de sua descriminação, com relação as pessoas oriundas daquela região.
Sou totalmente contrário a qualquer tipo de preconceito.
Pode ser, como neste caso, em relação aos nordestinos, aos negros, tipos de religião, nacionalidades, condição social e etc...
Não somos melhores do que ninguém, independente da situação que estamos.
É lógico que existem casos, onde se fazem algum tipo de comentários, por pura brincadeira.
Sendo assim, é muito comum se falar das rivalidades com os argentinos no futebol, dos cubanos no volei, dos portugueses de forma geral, além das divergencias internas de torcidas (palmeiras x corinthians ; flamengo x vasco; inter x grêmio e etc...).

Mas quando esta descriminação afeta o ser humano, ela não só deve ser combatida, como evitada e eliminada.

O motivo do comentário da jovem sobre seu preconceito contra os nordestinos, foram motivados pela eleição de Dilma, que, encontrou nesta região do Brasil, o local que lhe trouxe maiores quantidades de voto, e que acabaram por elegê-la.

Na verdade, o que precisa ficar claro, é que, o resultado obtido por Dilma, foi basicamente em função das políticas sociais adotadas pelo governo, em beneficio daquela população.

Os programas sociais, tão divulgados por Lula, na prática, como acredito eles já sabiam que iria acontecer, trouxeram resultados nas urnas de forma significativa.

Quem é morador daquelas regiões, em face do não desenvolvimento sustentado da economia daqueles estados, carece sim de várias formas de ajuda.

E, o governo de Lula, ciente disto, nada mais fez, do que, ao invés de propiciar condições de crescimento econômico para aquela região, gerando empregos, a médio e longo prazo para a população, investiu maciçamente em gerar benefícios diretos, sem contrapartida de trabalho.

Quem não quer receber sem trabalhar?

Eu que sou bobo em algumas coisas, também quero.

E, agindo assim, conseguiu auferir resultados significativos nas urnas em 31 de outubro último.

Dilma assim, foi sustentada, em grande maioria, por um planejamento social do governo Lula, que, sabiamente, conhecendo as carências daquela população, ajudou-os financeiramente, através destes programas sociais.

Estava errado ele?

Dentro dos seus objetivos, não.

Mas, é importante que fique bem claro, que, estas atitudes não devem ser eternas e que o ideal é gerar desenvolvimento sustentável para as regiões do norte e nordeste.

Sob o risco, de não agindo assim, gerar um deficit cada vez maior nas contas públicas.

Nestor
16 de novembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário