domingo, 23 de junho de 2013

DEVERES ESPIRITAS

PERGUNTA: TORNEI-ME ESPÍRITA RECENTEMENTE. PERMANECI VINCULADO A UM CREDO RELIGIOSO ONDE CERTOS RITUAIS E EXTERIORIDADES ATENDIDOS BASTAVAM PARA O CUMPRIMENTO INTEGRAL DOS DEVERES IMPOSTOS. A FÉ ESPÍRITA PROPORCIONOU-ME NOVA COMPREENSÃO DA VIDA E DAS SUAS OCORRÊNCIAS,

INICIANDO-ME NUMA NOVA ORDEM DE PRINCÍPIOS, RESTABELECENDO-ME AS FORÇAS E O EQUILÍBRIO E DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA PARA OS SAGRADOS DEVERES QUE ME COMPETEM ATENDER, A BENEFÍCIO MEU E DE TODOS OS IRMÃOS DA HUMANIDADE.

NO ENTANTO, RECONHECENDO-ME AINDA FRACO E INSEGURO, AMEDRONTA-ME O VOLUME DE RESPONSABILIDADES E DEVERES, AGRAVANDO TUDO ISTO PELO ISOLAMENTO A QUE ME VI REDUZIDO, ABANDONADO PELAS ANTIGAS AMIZADES E PELOS COMPANHEIROS DE FOLGUEDO QUE NÃO CONSEGUIRAM COMPREENDER MINHA ATITUDE SINCERA E CRISTÃ.

TEMO SUCUMBIR. ROGO, VENERANDA IRMÃ, ALGUMAS PALAVRAS E CONSELHOS QUE ME POSSAM AUXILIAR NESTE PERÍODO DE TRANSIÇÃO MUITO IMPORTANTE PARA A MINHA VIDA, PRESENTE E FUTURA.

RESPOSTA:

SOLICITASTE UMA FÉ QUE PREENCHESSE DE TRANQUILIDADE O VAZIO DA ALMA, E O ESPIRITSMO OFERECEU À TUA MENTE INDAGADORA RESPOSTAS JUSTAS PARA OS AFLIGENTES PROBLEMAS, ENSEJANDO-TE UMA FÉ EM BASES RACIONAIS.

DESEJASTE UM CAMPO DE TRABALHO ONDE PUDESSES APLICAR AS POSSIBILIDADES DO AMOR EM LEGÍTIMAS ATITUDES DE ABNEGAÇÃO DESINTERESSADA, E A DOUTRINA ESPÍTIRA COLOCOU AO TEU DISPOR A GLEBA DA HUMANIDADE SOFREDORA.

PEDISTE SAÚDE PARA O CORPO E O EQUILÍBRIO PARA A MENTE VISITADA POR DISTÚBRIOS FREQUENTES, E A MENSAGEM ESPÍRITA CEDEU AO TEU ESPIRITO TESOUROS DO ESTUDO E AS TERAPIAS DO PASSE E DA ÁGUA FLUIDA, ATRAVÉS DOS QUAIS CONSEGUISTE ORDENAR A CASA MENTAL E RECOMPOR O METABOLISMO ORGÂNICO.

REQUERESTE A BENÇÃO DE COMPANHEIROS LEAIS AO TEU LADO, ENTRE OS QUAIS O DEVOTAMENTO E O ESFORÇO DIGNO TE ENSEJASSEM A REFORMA ÍNTIMA, NOS TEUS PLANOS DE ESPIRITUALIZAÇÃO PESSOAL, E A PALAVRA ESPÍRITA APRESENTOU-SE AMIGOS, NA FEIÇÃO DE IRMÃOS, QUE TAMBÉM BUSCAVAM LIBERTAÇÃO.

PENSASTE EM ADQUIRIR CONHECIMENTOS QUE TE CAPACITASSEM COM OS INSTRUMENTOS HÁBEIS PARA O TRIUNFO ESPIRITUAL,  E A CODIFICAÇÃO KARDEQUIANA, DE FÁCIL MANUSEIO, FRANQUEOU-TE OS VALIOSOS DEPÓSITOS DA SABEDORIA UNIVERSAL, NUM CURSO AO ALCANCE DE TODAS AS MENTES.

PROMETESTE CONTRUIR IMPÉRIO DE FRATERNIDADE REAL SE CONSEGUISSES MEIOS DE EXECUTAR O PROGRAMA QUE TRAÇASTE, E A REVELAÇÃO DOS ESPÍRITIOS, EM DECERRANDO OS PAINÉIS DA IMORTALIDADE, FALOU-TE DO TEMPO DE QUE DISPORIAS PELAS ROTAS DO INFINITO, SE COMEÇASSES A LABORAR DESDE ENTÃO......

NO ENTANTO, AINDA TE ENCONTRAR NO PÓRTICO DA TAREFA ESPÍRITA A REALIZAR, SOLICITANDO E MEDITANDO, MANTENDO ATITUDES DE INQUIETAÇÃO E DÚVIDA.

NÃO AGUARDES TRIUNFOS IMERECIDOS, NEM TE FIXES DE IDÉIAS DE QUE LOGRARÁS RESULTADOS VANTAJOSOS NOS TEUS EMPREENDIMENTOS COM ELE, JESUS.

À SEMELHANÇA DELE, PROVARÁS O ÁCIDO DAS MALQUERENÇA E O VINAGRE DA INGRATIDÃO, O TORPOR DA INDIFERENÇA E A PEDRADA DO DESPEITO. SEMPRE DEFRONTARÁ ACUSADORES E CENSORES SERVEROS. NÃO TE PERTUBES ANTE A CRUELDADE DELES. PROSSEGUE, APESAR DE TUDO.

A CONSIDERAÇÃO QUE DESFRUTAVAS, SUBITAMENTE DESAPARECEU E PASSASTE A ENGROSSAR AS FILEIRAS DOS QUE PADECEM DIFAMAÇÕES, ENTRE DOESTOS SIBILINOS E ACUSAÇÕES IMPIEDOSAS.

AS PALVRAS BORDADAS DE MELODIAS QUE CANTAVAM AOS TEUS OUVIDOS, AGORA CHEGAM AGRESSIVAS, ARRASADORAS, COMO TROVOADA QUE PRENUNCIA TEMPESTADE IMEDIATA.

OS SORRISOS MURCHARAM EM MUITOS LÁBIOS, HOJE CONTRAIDOS EM RICTUS DE AMARGURA, QUANDO NÃO DE CÓLERA PRESTES A EXPLODIR EM FÚRIA DESTRUTIVA.

AS AFEIÇÕES QUE INSINUAVAM SEGURANÇA E AS AMIZADES QUE PRODUZIAM RUÍDO, SEM QUE POSSAS EXPLICAR, SE CONVERTERAM EM SOMBRIAS AMEAÇAS COMO TIRANOS SOEZES, QUE NÃO OCULTAM OS SENTIMENTOS ACALENTADOS INTERIORMENTE.

NÃO ESTRANHES O COMETIMENTO NECESSÁRIO DE DOR E O SUPLEMENTO DE AGONIA QUE TE CHEGAM.

CONSTITUEM INDISPENSÁVEL PROCESSO DE BURILAMENTO QUE NÃO PODES POSTERGAR.

FACILIDADE É SINÔNIMO DE AMOLENTAMENTO DO CARÁTER.

CICATRIZ É ÔNUS QUE A FERIDA EXIGE AO ORGANISMO PARA LIBERÁ-LO.

TESTE, AVALIAÇÃO DE FORÇA E CAPACIDADE SÃO MEDIDAS APLICÁVEIS PARA VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM.

NUNCA PROMETAS REALIZAR O QUE NÃO PRETENDES FAZER.

JAMAIS PERMANEÇAS INOPERANTE EM UM LUGAR JÁ CONQUISTADO. IDENTIFICA AS POSSIBILIDADES AI VIGENTES E SEGUE ADIANTE.

O DEVER QUE TE IMPÕE RENÚNCIA E SACRIFÍCIO TAMBÉM TE ALÇA À HARMONIA, LIBERANDO-TE DOS CONFLITOS E DAS DÚVIDAS.

NÃO CESSES DE CRESCER INTERIORMENTE. A INSATISFAÇÃO COM O QUE JÁ LOGRASTE SEM REBELDIA SERÁ A TUA MOTIVAÇÃO PARA CONQUISTAS MAIS EXPRESSIVAS.

ERGUE-TE EM BUSCA DO SENHOR E AVANÇA, RENOVADO, PELA TRILHA DO BEM.

PLANTA A TUA ÁRVORE; RENOVA O JARDIM DA TUA CASA; VARRE O SOLO QUE ESPERA LIMPEZA; FAZE ALGO.

PENSAR NO TRABLAHO É TRABALHO EM COMEÇO.

MOVIMENTAR PEQUENAS TAREFAS É ARTICULAR TAREFAS NOBRES.

NÃO ADIES OS TEUS DEVERES A PRETEXTO DE CARÊNCIA DE RECURSOS.

SE NÃO PODES FAZER QUANTO GOSTARIAS DE FAZER, FAZE ALGUMA COISA.

E, SE REALMENTE DESEJAS RESPEITAR O DEVER DE PRODUZIR, RECORDA-TE DE MIL TRABALHOS ESQUECIDOS, ESSAS TAREFAS QUE SOMENTE POUCOS GOSTAM DE REALIZAR.

UNE-TE, DESSE MODO, À CARAVANA DOS QUE SE BATEM NA TERRA SÁFARA DO CORAÇÃO E COMEÇA DESDE AGORA O ABENÇOADO LABOR DA TUA TRANSFORMAÇÃO OPEROSA.

JESUS CRISTO, NECESSITANDO LEGAR-NOS O TESOURO DA SUA MENSAGEM DE LUZ, CONSIDEROU MODESTO GRÃO DE MOSTARDA, HUMILDE DRACMA PERDIDA, TOSCOS RAMOS DE FIGUEIRA, DESVALIOSO FEIXE DE VARAS, COMO A ENSINAR-NOS QUE O REINO DOS CÉUS, QUE DEVE SER TOMADO DE ASSALTO, SÓ PAULATINAMENTE, APÓS NOSSO APRIMORAMENTO, NOS PERMITE INGRESSO NA LEGIÃO DOS SELECIONADOS PARA AS GLÓRIAS DA IMORTALIDADE.

LIGA-TE MAIS, PORTANTO AO SENHOR.

PASSARAM OS ENGANOSOS FAVORES QUE SUPUNHAS RECEBER. TAMBÉM PASSARÃO AS DÉBEIS PERSEGUIÇÕES QUE ORA EXPERIMENTAS.

IÇANDO O ESPÍRITO A AIGO DIVINO, DAR-TE-À ELE DESCONHECIDA CORAGEM E IGNORADA RESISTÊNCIA, REVESTINDO-TE DE DÚLCIDA ALEGRIA, ENQUANTO PERSERVERES NO CUMPRIMENTO DO DEVER RETO, NO QUAL AVANÇAS NA DIREÇÃO DAS ESTRELAS.

NESTOR

OBS. TIRADO DO LIVRO VENCENDO AFLIÇÕES - ISAIAS CLARO.

LIVRO ESTE QUE ACONSELHO, SE É QUE TENHO ESTA CONDIÇÃO, DE INDICAR PARA MEUS LEITORES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário